O Laboratório de Análises Químicas do Solo (LAQS), do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ, participa há mais de 30 anos do Ensaio de Proficiência (E.P) do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), sendo este provedor reconhecido pelo INMETRO. 
Em 2018 o LAQS conquistou o índice de excelência de 94% nas análises básicas (Ca, Mg, K e P extraídos pela resina, pHCaCl2, MO, Al, H+Al e S) e ficou na 7ª classificação de um total de 137 laboratórios inscritos. Com isso, o LAQS foi classificado como laboratório Classe A, que é o nível mais alto do programa. 
Para as análises de solo para micronutrientes (B, Cu, Mn e Zn), o LAQS obteve um índice de excelência de 95%, ocupando a 6ª colocação e também sendo classificado pelo programa como classe A.
O LAQS tem suas análises acreditadas pelo INMETRO na norma ABNT ISO/IEC 17025, e a excelência na participação em atividades de ensaio de proficiência é uma das ferramentas utilizadas pelo sistema de gestão da qualidade do laboratório como garantia da validade de seus resultados.