Controle de qualidade

Acreditação de Análises Químicas do Solo pelo INMETRO, de acordo com a Norma ABNT BNR ISO/IEC 17025

Desde março de 2012 o Laboratório de Análise Química do Solo (LAQS) é acreditado pela norma NBR ISO 17.025 do INMETRO "Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração".

A partir dessa data, o LAQS integra a lista de laboratórios acreditados para realização de análises químicas do solo para fins de classificação e de avaliação da fertilidade do solo.

Em 2017 incluímos a acreditação para contaminantes inorgânicos em solos, sedimentos e compostos, realizados pelo Laboratório de Análises Ambientais (LAA).

A acreditação na norma ISO 17.025 garante um rigoroso controle de qualidade em todos os procedimentos analíticos realizados em nossos laboratórios.

O controle de qualidade das análises realizadas nos laboratórios do Departamento de Ciência do Solo ocorre em dois níveis:

Nível interno

Toda amostra, após rigorosa identificação e preparo, é encaminhada para análise dos elementos solicitados, onde são integradas em corridas analíticas. Em toda corrida analítica uma amostra controle, ou seja com resultados previamente conhecidos é adicionada, servindo assim como controle de qualidade.

Nível externo

Análises de solos (macro e micronutrientes)

Participação no ensaio de proficiência coordenado pelo Intituto Agronômico de Campinas (IAC), recebendo aprovação desde 1983. 

Laboratório aprovado pelo Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF) da EMBRAPA

Análises de tecidos vegetais

O controle de qualidade das análises de tecidos vegetais é realizado pelo Departamento de Ciência do Solo da ESALQ, desde 1990 em cooperação com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). Anualmente, 16 amostras de tecidos vegetais, em lotes de 4 amostras, são enviadas aos laboratórios, para análises de controle de qualidade. O selo de qualidade, juntamente com uma nota, é conferido anualmente aos laboratórios cujos resultados das análises estão dentro dos padrões estabelecidos pela ESALQ.
ESALQ/USP
Avenida Pádua Dias, 11 - Piracicaba/SP - CEP 13418-260 Departamento de Ciência do Solo Recepção de amostras
Desenvolvido por: evernet